Itabuna ganha mais três creches aprovadas pelo Ministério da Educação

Terreno no bairro São Pedro onde uma das creches será construída
Ascom

As famílias dos bairros Parque Santa Clara, Emanoel Leão e Nova Califórnia com filhos em idade de creche e pré-escola já podem comemorar, pois o Ministério da Educação (MEC) acaba de aprovar a construção de mais três Centro de Educação Infantil para Itabuna. Com isto, serão mais 720 vagas para atender crianças de 0 a 5 anos em tempo integral ou em dois turnos até 2015. A aprovação dos projetos apresentados pela Prefeitura de Itabuna junto ao MEC foi divulgada nesta terça-feira, 19, pela Secretaria da Educação.

Além destas novas unidades, até a próxima semana, a construtora MVC deverá concluir o serviço de sondagem nos terrenos terraplenados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para a construção das creches-escolas dos bairros São Pedro e Vila Anália. Depois, as máquinas da Prefeitura devem iniciar o serviço de nivelamento das áreas onde serão implantadas as unidades de educação infantil nos bairros Santa Inês e Novo Horizonte.

A meta do governo municipal de ampliação de vagas em creches e na educação infantil inclui também a construção de centros de Educação Infantil em Nova Ferradas e no Loteamento Gleber Galy, cujos projetos também já foram aprovados pelo MEC.

Para a construção de cada nova unidade, com área de 2,8 mil metros quadrados, estão previstos recursos da ordem de R$ 1.212.815,25. Como contrapartida, o município investe na aquisição e terraplenagem dos terrenos para a construção das creches-escolas, cujas normas técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC.

Os novos centros de Educação Infantil aprovados para Itabuna fazem parte do Plano de Ações Articuladas desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os estados e municípios, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do Ministério da Educação.

Denominadas de Escola Proinfância “B” com Metodologia Inovadora, as unidades terão o mesmo padrão e infraestrutura do Centro de Educação Infantil Dr. Gil Nunesmaia, que funciona no bairro Jorge Amado, com capacidade para atender 250 crianças.